Governo federal deve anunciar plano para erradicação da extrema pobreza



Ministra prevê políticas públicas especiais para mulheres e crianças

O governo federal deverá anunciar, no próximo mês, um plano para erradicação da extrema pobreza. De acordo com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, o plano está sendo construído com políticas públicas especiais voltadas para as mulheres e para as crianças.

A ministra não quis antecipar detalhes das medidas a serem anunciadas pela presidente Dilma Rousseff (PT), mas afirmou que o futuro programa terá como eixos a ampliação da renda (como ocorreu recentemente com o reajuste dos benefícios do Bolsa Família); a melhoria da oferta de serviços públicos (funcionamento de creches, pré-escola e postos de saúde); e a inclusão social (qualificação profissional e empreendedorismo).

A expectativa é que a agenda do futuro programa seja extremamente feminina. Tereza Campello avalia que iniciativas nesse sentido podem criar ambiente para mudança do papel das mulheres.

O foco nas mulheres foi promessa de campanha eleitoral e começou a ser discutido desde a primeira reunião da equipe de transição do governo Dilma, em novembro do ano passado, quando especialistas em políticas sociais disseram aos integrantes do futuro governo que verificassem, em cada família, as necessidades com relação aos cuidados com os filhos, como a abertura de creches (para crianças de até 3 anos), pré-escola (4 ou 5 anos) ou ensino fundamental (6 a 14 anos).

Em mensagem divulgada na terça-feira, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, a presidente se disse convencida de que uma política bem-sucedida de eliminação da miséria deve ser focada na mulher e na criança:

— No Brasil, a pobreza tem cara: ela é muito feminina, está ligada às mulheres. Quanto mais pobre a família, maior a chance de que ela seja chefiada por uma mulher. Estou convencida de que uma política bem-sucedida de eliminação da miséria deve ser focada na mulher e na criança.

Segundo Dilma, programas como o Minha Casa Minha Vida, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Mulher ou o Bolsa Família são eficientes porque privilegiam as mulheres.

— No Dia Internacional da Mulher, quero ressaltar que a eliminação da discriminação de gênero e a valorização das mulheres e das meninas são estratégias indispensáveis para alcançarmos êxito em nossa luta contra a pobreza.

A presidente destacou a Lei Maria da Penha como sinal de progresso no combate à violência contra as mulheres.

— Mas ainda há muito por fazer. Temos o compromisso sagrado de enfrentar essa questão, intensificando e ampliando as medidas adotadas no governo passado. O Brasil que queremos, e que vamos ter, é um país sem violência. É um país com água, com luz, com saneamento, com educação de qualidade e emprego digno para todos.

DIÁRIO CATARINENSE

0 comentários:

Postar um comentário

 
Bem Vindo ao meu Blog © 2012 | Designed by LogosDatabase.com, in collaboration with Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes