Greve dos Professores em SC continua

Professores estaduais em greve programam ato para esta sexta-feira

Categoria fará manifestações nas avenidas Beira-mar do Centro de Florianópolis e do Continente


Emanuelle Gomes
@Emanuelle_ND
FLORIANÓPOLIS
Fernando Mendes/ND
Com mais de 5.000 alunos, IEE estava quase vazio

Os professores estaduais em greve tentam se manter unidos em toda Santa Catarina até segunda-feira, dia em que está prevista reunião entre a categoria e o governo. Enquanto não recebem uma nova posição quanto à implantação do piso salarial nacional no Estado, o magistério realiza sexta-feira (20), na Capital, o “ato das luzes”, às 19h, nas avenidas Beira-mar Norte e Continental. Ontem, segundo dia da greve, o Sinte-SC garante que 90% dos professores aderiram ao movimento.

Já o governo do Estado apresenta outros número. Conforme a Secretaria da Educação, no segundo dia de greve, 34% dos professores (ou 8.639 docentes) estavam de braços cruzados. A paralisação atinge 456 escolas e 58% dos alunos (350 mil) da rede estadual estão sem aula.

“Nas maiores regionais, como Florianópolis e São José, o índice fica entre 80% e 90%, garante o sindicato. Já nas regionais menores é de quase 100%. Amanhã (hoje), cada região organizou diferentes atividades, como passeatas e manifestações”, comenta a secretária geral do Sinte, Anna Julia Rodrigues. Segundo Rosane Souza, coordenadora da regional de Florianópolis, apenas a Escola Estadual Irineu Bornhausen, no Estreito, está funcionando normalmente.

O IEE (Instituto Estadual de Educação), que atende mais de 5 mil alunos, está parcialmente paralisado, já que os 60 professores da Escola de Aplicação, ensino infantil da instituição, de pré à 5ª série, não aderiram à greve. Dessa forma, 1.389 alunos continuam frequentando as aulas. Os professores do IEE que pararam afirmam que há um diálogo e que alguns profissionais farão uma reunião na tarde de hoje para definir se entram ou não na greve. “A posição deles não é radical. Alguns disseram que vão aderir”, afirmam.

Enquanto isso, os alunos de outras escolas, como a Escola Estudal Dom Jaime de Barros Câmara, no Monte Serrat, continuam sem aulas. As amigas Alice Ingrid de Souza, 15, e Gabrielly Cristina Telles, 13, ambas estudantes da 7ª série, aproveitam as tardes para assistir televisão, passear e conversar. “É bom e ruim ao mesmo tempo, porque estamos esse tempo todo sem aprender. Nossas mães não estão gostando da situação”, afima Gabrielly.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Bem Vindo ao meu Blog © 2012 | Designed by LogosDatabase.com, in collaboration with Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes