Morre José Alencar,

Morre ex-vice-presidente José Alencar, aos 79 anos

Político e empresário mineiro estava internado no Hospital Sírio Libanês

Morre ex-vice-presidente José Alencar<br /><b>Crédito: </b> Brizza Cavalcante / CP Memória
Morre ex-vice-presidente José Alencar
Crédito: Brizza Cavalcante / CP Memória

O ex-vice-presidente da República José Alencar morreu às 14h40min desta terça-feira, aos 79 anos. Alencar estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde às 13h20min de ontem, quando deu entrada no hospital com quadro de "suboclusão intestinal". O ex-vice-presidente lutava contra um câncer no abdome havia mais de 13 anos e chegou a passar por 17 cirurgias. Conforme o último boletim médico divulgado pelo hospital, no fim da manhã de hoje, Alencar estava sedado, sem dor e na companhia de seus familiares. Segundo a nota, ele estava recebendo as medidas de suporte necessárias.

O médico-cirurgião Raul Cutait, que integra a equipe que tratava do ex-vice-presidente, disse que ele não tinha mais condições de passar por novos tratamentos. "Ele voltou a ter perfuração intestinal e peritonite (um tipo de inflamação), e não poderá sofrer uma nova intervenção cirúrgica. Estamos tomando todas as medidas para ele não sofrer", afirmou.

Segundo Cutait, Alencar passou por um tratamento à base de medicamentos, especialmente analgésicos, para aliviar a dor, o que o deixava em estado de constante sonolência. O ex-vice-presidente apresentava ainda um quadro de pressão baixa.

Posse de Dilma

A última crise enfrentada pelo ex-vice-presidente devido ao câncer ocorreu no fim do ano passado, quando foi internado às pressas no Sírio-Libanês devido a
uma hemorragia digestiva grave. Na ocasião, Alencar passou por uma cirurgia de emergência, em que não foi possível chegar ao abdome do paciente. Com isso, o procedimento fosse interrompido. Cutait chegou a afirmar que aquele era o momento mais crítico da luta contra o câncer.

A hemorragia, no entanto,
foi estancada naturalmente. O então vice-presidente reagiu bem à hemodiálise e, dois dias depois, chegou a comer uma fatia de panetone durante a ceia de Natal. Alencar manifestou interesse em ir à cerimônia de posse de Dilma Rousseff, o que não foi recomendado pelo médico Roberto Kalil Filho, um dos responsáveis pelo tratamento do ex-vice-presidente.

Biografia

O ex-vice-presidente José Alencar Gomes da Silva nasceu em 17 de outubro de 1931 no interior de Muria, na Zona da Mata de Minas Gerais. Aos 14 anos, ele deixou a casa dos pais para trabalhar de balconista numa loja de armarinhos em Muria. Pouco tempo depois, transferiu-se para Caratinga, onde continuou a trabalhar de balconista.

Aos 18 anos, Alencar abriu uma pequena loja onde vendia tecidos, calçados, chapéus, guarda-chuvas, sombrinhas e armarinhos. Depois disso, o ex-vice-presidente foi viajante comercial, atacadista de cereais, dono de fábrica de macarrão, atacadista de tecidos e industrial do ramo de confecções.

Em 1967, Alencar fundou, em Montes Claros, a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), atualmente um dos maiores grupos industriais têxteis do País. A Coteminas tem hoje 11 unidades industriais em quatro Estados – Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraná e Santa Catarina –, e uma na Argentina.

Como empresário, José Alencar foi presidente da Associação Comercial de Ubá, diretor da Associação Comercial de Minas, presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria.

Em 1994, o ex-vice-presidente se candidatou ao governo de Minas Gerais e, em 1998, ao Senado, quando foi eleito com quase 3 milhões de votos. Em 2002, ele compôs a chapa para a Presidência da República com Luiz Inácio Lula da Silva, elegendo-se para o período entre 2003 e 2006. Alencar encerrou seu segundo mandato como vice de Lula em dezembro.

Recorde no exercício da vice-presidência

O ex-vice-presidente José Alencar permaneceu por mais de 450 dias na interinidade da Presidência da República, superando as marcas dos ex-vice-presidentes Marco Maciel (1995-2002), Delfim Moreira (1918-1919) e Aureliano Chaves (1979-1985), que estiveram no exercício do cargo de presidente por 312, 194 e 181 dias, respectivamente, de acordo com levantamento feito pela Agência Estado, com informações do governo federal.

Alencar substituiu frequentemente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em razão das viagens para fora do Brasil por causa da política externa de sua gestão, que priorizou contatos pessoais do petista com chefes de governo e Estado.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Bem Vindo ao meu Blog © 2012 | Designed by LogosDatabase.com, in collaboration with Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes