Governador começa nesta sexta os convites para as 24 pessoas já mapeadas
As reuniões entre os partidos aliados que deveriam definir os últimos pontos de discórdia nas indicações para as Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) do governo terminaram com um passo atrás. Depois de dois encontros na quinta-feira, o número de pastas acordadas entre as legendas passou de 25 para 24.
A primeira reunião foi realizada pela manhã entre o secretário da Casa Civil, Antônio Ceron, os presidentes estaduais do PMDB, DEM e PSDB e o deputado tucano Dado Cherem. Durou cerca de duas horas e foi encerrada sem avanços.
No fim da tarde, os cinco voltaram a conversar e o novo encontro contou com a participação do governador Raimundo Colombo (DEM) e do vice Eduardo Pinho Moreira (PMDB) em mais uma hora negociações.
Das 24 regionais que foram definidas, 10 ficam com o PMDB, 7 com o PSDB e 7 com o DEM. De acordo com Ceron, Colombo começa a fazer os convites para os indicados pelas siglas a partir desta sexta-feira e os anúncios serão feitos após a confirmação das respostas.
— O governador pediu para que, na semana que vem, nós possamos acelerar os acordos das outras 12 pastas e temos o compromisso dos três presidentes de partido para fazer as indicações o quanto antes — afirmou Ceron.
A grande dificuldade do governo em montar o quebra-cabeça das 12 regionais que estão indefinidas é a interferência que a indicação de uma secretaria de determinada região desencadeia em outras.
No Meio-Oeste, por exemplo, Caçador é disputada pelo PSDB do prefeito Saulo Sperotto e pelo PMDB do deputado Valdir Cobalchini. Nesse caso, a nomeação da pasta, para um ou para outro, acaba alterando os acordos para Xanxerê e São Miguel do Oeste.
Outro problema de difícil solução é Laguna, no Sul do Estado. A SDR é cobiçada pelo PSDB e pelo DEM e a falta de consenso respingou em Braço do Norte, que era dada como certa para os demistas. Esse recuo foi o que fez diminuir de 25 para 24 a lista de definições.
Há expectativa que o governador anuncie, nesta sexta, sem dizer nomes, como vai ficar a divisão das regionais para partidos da base.
FONTE DC Mayara Rinaldi | mayara.rinaldi@diario.com.br



0 comentários:
Postar um comentário