Articular e fiscalizar as políticas públicas: papel da Assessoria da Mulher


leide_aquino_foto_sergio_vale_1.jpg
Leide Aquino aponta avanços e desafios nas conquistas dos direitos das Mulheres do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O Acre sempre saiu na frente em relação a criar e garantir no âmbito estadual políticas públicas voltadas para a mulher. O papel da Assessoria Especial da Mulher, ligada diretamente ao gabinete do governador, é articular políticas e fazer com que as outras secretarias cumpram essas recomendações.

Um dos eixos mais trabalhados pelo Estado diz respeito à saúde e direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. É o primeiro eixo dentro da política nacional das mulheres, da qual o Acre é signatário.

"Há uma dificuldade muito grande em avançar neste sentido, desde o atendimento básico de saúde aos de alta complexidade. Os exames pré-natais, por exemplo, tinham um índice muito baixo de cobertura no Estado e esta é uma política de responsabilidade dos municípios, que na grande maioria não tinha este serviço", aponta Leide Aquino, assessora da Mulher. Em março do ano passado o governador Binho Marques assinou um termo de compromisso para que os municípios possam implantar o serviço, já que dentro da política do SUS o Estado não pode oferecer uma ação que é de responsabilidade municipal.

"Houve avanços, mas a população aumenta e o desafio sempre continua. Inclusive, há um seminário dentro da programação de março para tratar exclusivamente da saúde da mulher. A idéia é garantir um atendimento de saúde de qualidade para as mulheres. Este é um dos nossos principais desafios", disse Leide.

Os índices já apontam melhora no serviço às mulheres nos últimos anos no Acre. As mamografias, exame obrigatório para mulheres de meia idade e que pode detectar nódulos e indicar câncer de mama, aumentaram de 2007 para 2008 no Estado. No ano passado foram feitos 3.437 exames, 963 a mais que em 2007. O número de exames citopatológicos do colo uterino também aumentou. De 2001 para 2008 o crescimento foi de 49%, com 27.427 exames a mais. No ano passado 55.494 mulheres foram atendidas, enquanto em 2001 o número era 28.067.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Bem Vindo ao meu Blog © 2012 | Designed by LogosDatabase.com, in collaboration with Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes