Dirigente do Clube dos 13 diz que Globo "não respeitou" concorrentes pelo Brasileirão

Portal Imprensa » Últimas Notícias
Publicado em: 10/03/2011 15:45
Dirigente do Clube dos 13 diz que Globo "não respeitou" concorrentes pelo Brasileirão

Redação Portal IMPRENSA

Na véspera do processo de licitação pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, o diretor executivo do Clube dos 13, Athaide Gil Guerreiro, disse que a Rede Globo "não respeitou" as outras emissoras ao tentar exercer a preferência pela disputa que permitia vencer o leilão com valor 10% menor que o das concorrentes. Ele admitiu também que a entidade errou ao dar preferência para a Globo.

Em entrevista ao portal Terra, o dirigente afirmou que os clubes que debandaram da entidade ficaram ao lado da Globo - que desistiu da licitação - pela ligação histórica da emissora com o futebol.

No entanto, destacou que as concorrentes não devem ser prejudicadas. "Os clubes se sentem muito ligados a TV Globo, e ela não respeitou os outros concorrentes como a RedeTV! e a Record. A Globo não queria perder porque está no futebol há muitos anos, foi importante para o futebol e ainda é, mas ela ganha com isso também", disse Guerreiro nesta quinta-feira (10).

A entidade reestruturou seu processo de licitação após "sugestão" do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que requisitou ao Clube dos 13 um novo formato de disputa com "regras objetivas e claras para todo mundo".

"O Cade determinou que nós fizessemos uma concorrência com regras objetivas, defendendo as cinco mídias [TV aberta, TV fechada, pay-per view, internet e celular]. Nós seguimos exatamente aquilo combinado com o Cade. A partir de um determinado momento, a TV Globo começou a dizer que, por ter transmitido o futebol por muitos e muitos anos, não deveria participar da concorrência com o risco de perder o futebol. Neste momento, a TV Globo passou a contatar alguns clubes e achou que tinha que ter um tratamento diferenciado", disse Guerreiro.

A respeito da polêmica sobre os direitos de transmissão do Brasileiro - que provocou a saída da Globo e a quase extinção da entidade pela fuga em massa de clubes -, Athaide admite que o Clube dos 13 errou, no passado, ao tentar dar prioriedade à emissora carioca no processo. "Caímos no erro de achar que a Globo tinha direito aos 10% [de ágio] e o Cade não concordou", lamentou o dirigente.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Bem Vindo ao meu Blog © 2012 | Designed by LogosDatabase.com, in collaboration with Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes