Mais rigor no combate a farra do boi em SC


PM. “Batalhão de choque e Bope estarão prontos a intervir”, diz comandante.

Mônica Amanda Foltran
@monicaf_ND
FLORIANÓPOLIS

Começa agora a temporada da farra do boi em Santa Catarina que deve se estender até a Páscoa. Para coibir a prática, a Polícia Militar prevê o combate com forte aparato policial, inclusive com o apoio o batalhão de choque e Bope (Batalhão de Operações Especiais). O planejamento estratégico da fiscalização já ocorre desde fevereiro. De acordo com o comando geral da Corporação barreiras e monitoramento serão intensificados principalmente nas regiões entre Itajaí e Florianópolis.

Na Capital, os bairros do Pantanal, Rio Vermelho e Ingleses, além do município de Governador Celso Ramos estão entre as regiões onde as ações deverão ser intensificadas. Neste ano a PM pretende trabalhar de forma preventiva, com palestras e material de divulgação, principalmente nas escolas e entre os criadouros. A repressão à prática partirá do mapeando dos animais desde os seus criadouros. Neste ano, o planejamento envolve a atuação da PM na linha de frente, contando com apoio das prefeituras, Cidasc (Companhia Integrada Desenvolvimento Agrícola de Santa CatarinaCIDASC-Companhia Integrada Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) e SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional). Laçadores profissionais também estão sendo contratados para poder remover o animal durante a farra do boi.

“A partir de hoje (ontem) estaremos prontos a intervir vistoriando e fiscalizando os locais onde tiver movimentação em relação à farra. O batalhão de choque da PM e unidades especializadas estarão atentas”, destaca o comandante geral da corporação, Nazareno Marcineiro. O serviço de inteligência da PM fará um mapeamento nos criadouros, principalmente naqueles que já foram constatados fornecimento de animais para a prática. Os locais terão a intervenção de fiscais da Cidasc e poderão ser interditados. “Nossa expectativa é reduzir drasticamente a farra do boi”, adianta o subcomandante geral, coronel Valdenir Cabral.

Combate no Estado

Nas demais regiões do estado, as ações contra a farra do boi também já começaram. No último fim de semana, duas ocorrências foram registradas em Itapema e outra em Bombinhas, mas não houve feridos. Em Tijucas a operação começou na semana passada, já com barreiras na divisa com Porto Belo. O comando da Polícia Militar do Vale do Rio Tijucas pretende intensificar a fiscalização a partir desta semana. “Se houver casos de farra vamos solicitar auxílio do policiamento tático de Balneário Camboriú, Itajaí e Navegantes”, alerta o comandante da PM na região, major Tony José de Sá.

A PM alerta que a pratica da farra do boi é crime e quem for flagrado pode pegar de três meses a um ano de prisão, além de ter pagar multa. “Caso a animal utilizado morra, os responsáveis pela prática podem ter pena ampliada”, ressalta o major Tony de Sá.

...........................

Ocorrências de farra do boi em Santa Catarina

2006 – 464 registros

2007 – 365 registros

2008 – 213 registros

2009 – 300 registros

2010 – 298 registros

.......................

Ocorrências em Florianópolis

2006 – 206 registros

2007 – 206 registros

2008 – 103 registros

2009 – 199 registros

2010 – 200 registros

...............................

Pessoas detidas no Estado

2009 – 13 pessoas detidas

2010 – 12 pessoas detidas

........................

Bois apreendidos no Estado

2009 – 57 bois apreendidos

2010 – 54 bois apreendidos


0 comentários:

Postar um comentário

 
Bem Vindo ao meu Blog © 2012 | Designed by LogosDatabase.com, in collaboration with Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes