Os possíveis candidatos a prefeito de Florianópolis

quarta-feira, 9 de março de 2011


Após o resultado das eleições de 2010, podemos visualizar um possível cenário para a sucessão em Florianópolis, isto porque os indicativos eleitorais, demonstram uma paridade entre os candidatos mais votados na capital. Na Assembléia Legislativa o deputado César Souza Junior (DEM) eleito pela Tríplice Aliança fez 19.743 votos na capital, a deputada Ângela Albino (PCdoB) eleita pela coligação "A favor de SC" fez 19.003 votos.

Há meu ver, um empate técnico entre estes dois candidatos. O deputado Cesar Souza dá um passo importante ao aceitar o cargo de Secretário de Cultura e Esporte do governador Colombo, foi uma sinalização favorável a reedição da Tríplice Aliança na capital, haja vista o apoio dos parlamentares eleitos por esta coligação e 2014 será um ano favorável ao esporte brasileiro em função da copa do mundo no Rio de Janeiro...todas as funções ligadas ao esporte estarão em evidência. Já a deputada Angêla Albino tem a seu favor a força e o carisma da presidente eleita Dilma Roussef (PT), que manteve o Ministro Orlando Silva (PCdoB) de seu partido na pasta de esporte.

Visto que, o PT, com a Ida da senadora Ideli Salvatt para o Ministério da Pesca não dispõe de "um nome de peso" na capital para o confronto, a deputada certamente sai na frente em uma possível composição dos partidos da base do governo federal (evidentemente tirando o PMDB).

Deputada Angêla Albino PCdoB: 19.003 votos em Florianópolis

Secretário Estadual de Esportes e Cultura César Souza Junior: 19.743 votos em Florianópolis


Tudo indica uma repetição do quadro Eleitoral de 2008, quando na oportunidade os dois candidatos acima, acirraram a disputa com o atual prefeito Dário Berguer (PMDB), que no final, levou a melhor.

Para sua sucessão o prefeito aposta suas fichas no ex-vereador Gean Loureiro (PMDB), que fez expressivos 31.028 votos em Florianópolis em sua candidatura a deputado federal em 2010 e ficando na suplência. Teria assumido a cadeira se não fosse a intercessão de Dário Berguer para nomea-lo seu Secretário Chefe de Governo, fazendo uma analogia ao ex-presidente Lula com a época Ministra Chefe da Casa Civil e hoje presidente eleita Dilma.

Quando se fala de Florianópolis, não devemos deixar de citar a força da familia Amim, visto que, o deputado federal Espiridião Amim foi o mais votado em Florianópolis e a candidata Ângela Amim, mesmo com todo o desgaste político causado pela vice ao PDT, derrotou o governador Colombo em Florianópolis com uma diferença de 4.715 votos. A família Amim será sempre uma concorrente a qualquer candidato, uma vez que o tanto o deputado federal Esperidião Amim, quanto a ex-deputada Angêla tem carisma e habilidade para transferir votos para o seu filho, o vereador Amim Filho ou para outro candidato. Se não vierem com candidatura majoritária, serão certamente os fiéis da balança.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Bem Vindo ao meu Blog © 2012 | Designed by LogosDatabase.com, in collaboration with Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes