Polícia confirma a morte de 688 pessoas e o desaparecimento de 642 no Japão

Órgão também informou 1.570 feridos na catástrofe

O número de mortos do terremoto e tsunami devastadores que arrasaram a costa leste da ilha de Honshu (norte) se aproxima de 900, informou a polícia este domingo (hora local). Quase dois dias depois da catástrofe, a Agência de Polícia Nacional informou ter confirmado a morte de 688 pessoas e o desaparecimento de 642, com 1.570 feridos na catástrofe.

A polícia de Sendai, na província de Miyagi, anunciou separadamente na sexta-feira que de 200 a 300 corpos foram encontrados na praia.

A CATÁSTROFE
O forte terremoto que atingiu a costa do Japão nesta sexta-feira seguido por um enorme tsunami é o mais intenso desde que a Agência Meteorológica japonesa começou a medir esse tipo de fenômeno no país. O tremor aconteceu por volta das 14h45min (horário local) e teve o epicentro no Oceano Pacífico, a 130 km da península de Ojika, a uma profundidade de 10 quilômetros. Imagens da TV mostraram inundações em várias aldeias ao longo da costa japonesa. Dezenas de carros, barcos e edifícios foram levados pela força da água. Trens pararam de funcionar e passageiros tiveram que andar até as plataformas. Houve problemas no sistema de telefonia móvel.

BRASILEIROS
Em nota, o Itamaraty informou que não há brasileiros entre os mortos e feridos. Segundo a assessoria da representação diplomática, a maior parte dos 270 mil brasileiros que vivem em território japonês mora no Sul e os tremores ocorreram no Norte.



AFP

Após catástrofe, desalojados se reúnem em abrigo da prefeitura de Fukushima, no Japão
Foto: KAZUHIRO NOGI/AFP

0 comentários:

Postar um comentário

 
Bem Vindo ao meu Blog © 2012 | Designed by LogosDatabase.com, in collaboration with Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes