Liderando-se a si mesmo


Ser líder de si mesmo.


"Líderes enxergam mais do que os outros e têm a capacidade de fazer com que as pessoas acreditem neles. Ser líder é negociar a esperança. Mas por que alguém iria te seguir se nem mesmo você se seguiria? Por isso, antes de querer liderar, mude a si mesmo" (John Maxwell)

Um rapaz que assistiu a uma palestra de Maxuell e ao final dela, perguntou: mas como serei um líder se ainda sou um estudante e não tenho ninguém para liderar? Maxwell respondeu: "Comece liderando a si próprio".






Escola de Lideres

As grandes escolas de líderes nos ensinam técnicas para melhor comandar, motivar e obter o máximo resultado dos subordinados, alunos ou filhos – o outro é o referencial. Porém não nos ensinam a ser líderes mais eficazes de nossas próprias vidas e a lidar com nossas próprias emoções.

Quando lideramos, muitas vezes desafiamos as pessoas a mudar hábitos, posturas, atitudes, comportamentos, modos de pensar. Enfim, modificar a forma de encarar suas vidas.

A verdadeira Mudança

Mas a mudança para ser efetiva, deve começar dentro de cada um de nós. Isso me faz lembrar de uma frase emblemática de um grande líder do século passado: “Nós devemos ser a mudança que desejamos ver no mundo.” (Mahatma Gandhi)

Ou seja, quando se deseja mudar algo, devemos começar a mudança em nós mesmos. Assim vamos inspirar pelo exemplo, e não apenas pelo discurso.

“Antes de pretender liderar os outros, é preciso aprender a liderar a sua própria vida.”

A competência de liderar a si mesmo não é uma questão técnica. Trata-se de algo intangível. Para liderar a si próprio, cada um precisa ter uma clara percepção dos seus pontos fortes e fracos: como suas emoções e necessidades, seus desejos e impulsos.

O autoconhecimento

O autoconhecimento permite saber o efeito que seus sentimentos têm não só sobre si mesmo, mas também sobre seu desempenho.

Ex: um líder que reconhece sua dificuldade em lidar com prazos muito curtos, não deixa para fazer as coisas na última hora. Sabe que precisa planejar seu tempo cuidadosamente e delegar tarefas com antecedência.

O bom planejador e executor

Quem se conhece bem, sabe complementar-se. Assim, o planejador que não gosta de se envolver com a operação, deve cercar-se de pessoas competentes.

Já o executor que age sem planejar, deve ter na sua equipe pessoas cautelosas que pensem MAIS, e planejem BEM.

Por isso, em vez de recrutar pessoas que agem exatamente como você, à sua imagem e semelhança, como ocorre na maioria das vezes, convém aprender a dotar sua equipe de competências que te completam.

O fracasso de Lideres

A liderança POSICIONAL (aquele que não abre mão dos seus posicionamentos) fracassa no decorrer dos anos, por tratar-se de uma gestão egoísta (John Maxwell)

"Se você, como líder, pensa que está acima dos outros, na realidade, precisa aprender a servir seus subordinados". Ex: Servidor Publico


Ao invés de perguntar o que os demais estão fazendo errado, questione: O que posso fazer para agregar valor à vida das pessoas ao meu redor?" (Colocar testemunhos)

Como se tornar um Lider

Antes de ser um líder, pergunte a você mesmo os motivos para alcançar tal posição.
"Se a motivação for poder, dinheiro ou um bom lugar no estacionamento da empresa, não está preparado para liderar (BM). Mas se a pretensão é agregar valor às vidas das pessoas, você já pode ser um líder".

Mas como saber se uma liderança está funcionando?
"Para avaliar a excelência do trabalho de um líder, olhe para seus seguidores. Se eles estiverem bem, então possuem um bom líder".

Semena que ver falaremos mais sobre este assunto...


0 comentários:

Postar um comentário

 
Bem Vindo ao meu Blog © 2012 | Designed by LogosDatabase.com, in collaboration with Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes