Destino correto do Oleo de cozinha

Destino correto ao óleo de cozinha começa com palestra nas escolas

Parceria entre a Zul Empreendimentos e Ric Record levam informação a cerca de três mil estudantes


Mariella Caldas
@Mariella_ND
SÃO JOSÉ

Marcelo Bittencourt
Alunos do Colégio Cruz e Sousa, de São José, conheceram ontem a campanha da Zul

Meio Ambiente não é sinônimo de natureza. É com esta informação que o educador ambiental Leonardo Alex Lopes inicia sua palestra aos estudantes da Grande Florianópolis. Um ciclo de conversas e de informações foi organizado pela Zul Empreendimentos, em parceria com a Ric Record, e abrangerá cerca de três mil crianças e adolescentes de 12 instituições de ensino da Capital e de São José.

O descarte correto do óleo de cozinha é o ponto principal da palestra. Segundo Lopes, as campanhas relacionadas ao meio ambiente falam muito sobre a reciclagem do lixo, mas esquecem do óleo. Por isso, ao fim de cada palestra, cada estudante recebe um recipiente plástico para fazer a separação do mineral e descartá-lo e reciclá-lo de forma correta, além de um folder informativo.

Na manhã desta quarta-feira (08), 130 alunos do Colégio Cruz e Souza, em São José, conversaram com o educador sobre os hábitos sustentáveis que podem ser desenvolvidos em casa ou na escola. “Pequenas ações são importantes e, se somadas com outras, trazem resultados. Separar o óleo é uma destas pequenas ações”, explica.

Lopes esclarece que com o óleo usado na cozinha pode ser feito sabão e detergentes, ração animal e biocombustível. “Basta esperar esfriar, peneirar e colocar em um recipiente. Quando estiver cheio, leve a um posto de coleta”, informa. O Colégio Cruz e Souza é um desses postos de coleta. Segundo a coordenadora pedagógica, Carla Magalhães, toda a comunidade pode levar o óleo arrecadado em casa e depositar na instituição.

Ideia de sustentabilidade

Há quatro anos no mercado, a Zul Empreendimentos costuma aplicar em seus projetos medidas sustentáveis, como locais exclusivos para a coleta de óleo, janelas amplas para a entrada de luz solar e ventilação, sensores de presença para evitar que as lâmpadas fiquem acesas, inclusive as trocando pelas econômicas, e sistema de captação das águas da chuva.

“Percebemos que as crianças podem fazer a diferença. Contratamos uma equipe especializada para ministrar as palestras e confeccionamos os potes para a captação do óleo de cozinha usado, o mesmo que entregamos aos nossos clientes”, destaca a gerente geral Katiane Vieira.

Segundo Katiane, o objetivo é não deixar a ideia de sustentabilidade aflorada somente na Semana do Meio Ambiente, mas que ela se estenda durante todo o ano. A Zul Empreendimentos possui quatro projetos em andamento e é especializada em residências multifamiliares.

Estudantes ensinam os pais

Boa parte dos alunos faz a separação do lixo reciclável e orgânico, mas o armazenamento do óleo de cozinha usado, para alguns, é novidade. “Vou dizer para minha mãe começar a separar o óleo”, conta Mariana Mendes, 11. Junto do irmão, Amanda Richartz, 14, apresentou uma proposta de reciclagem aos pais, que segundo ela, foi aceita imediatamente.

Os pais de João Victor Felisbino, 12, sempre separaram o lixo e o orgânico é depositado na horta que a família tem no quintal. “Agora, vamos começar a separar o óleo para jogá-lo em um lugar correto”, avisa. Luis Gustavo Rosa, 10, aprendeu com os avós a separar o lixo orgânico do reciclável. “Minha avó faz sabão com o óleo de cozinha usado”, conta.

No condomínio em que mora a família de Gabriel Machado, 10, é cobrada uma taxa de R$ 10 para uma empresa especializada recolher o óleo de cozinha usado. “Sempre separamos o lixo e o óleo. Na minha casa sempre colocamos dois recipientes para os lixos orgânico e reciclável”, ressalta.

BOX: Dados do óleo

-Depois de usar o óleo de cozinha, deixe esfriar, peneire e acomode em uma garrafa

-Quando o recipiente estiver cheio, leve a um ponto de coleta

-O descarte incorreto do óleo na pia da cozinha pode provocar o entupimento das tubulações, aumentando em até 45% os custos de tratamento

-Um litro de óleo de cozinha usado pode contaminar um milhão de litros de água

-O óleo pode ser reutilizado para a produção de ração animal, sabão, detergentes e biocombustível

BOX: Receita de sabão de erva-doce

Ingredientes

5 litros de óleo usado e coado

1 copo americano de fubá

500 ml de detergente líquido de coco

1 litro de soda cáustica líquida

1 litro de água fervente

Essência de erva doce

Modo de Preparo: em um balde grande, coloque o óleo coado, junte o fubá, o detergente, a soda cáustica e mexa bem. Depois, acrescente a água fervente, a essência de erva doce e continue mexendo por 40 minutos sem parar. Coloque a massa na forma e deixe descansar por dez dias até endurecer. Se for colocar em um recipiente único, corte no formato desejado antes de a barra endurecer completamente.

BOX: Pontos para o descarte do óleo

-São José - não tem

-Palhoça: Giassi Supermercados, no Shopping Via Catarina

-Biguaçu - nos caminhões da coleta seletiva

-Florianópolis - ver no site www.zul.com.br

BOX: Cronograma de palestras

-13 de junho: Colégio da Lagoa, Florianópolis

-15 de junho: Colégio Energia Jurerê, Florianópolis

-16 de junho: Colégio Dom Jaime, São José

-20 de junho: Colégio Geração, Florianópolis

-27 de junho: Colégio Bom Jesus, Florianópolis

-29 de junho: Colégio Elisa Andreoli, São José

-Os colégios Imaculada Conceição e Menino Jesus, de Florianópolis, estão definindo as datas

-Os colégios do Córrego Grande, em Florianópolis, e Cruz e Souza, de São José, receberam as palestras nesta semana

0 comentários:

Postar um comentário

 
Bem Vindo ao meu Blog © 2012 | Designed by LogosDatabase.com, in collaboration with Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes