O estudo diz que a fatia de eleitores que citaram a web como fonte de informação mais importante na decisão do voto saltou de 2% na campanha municipal de 2008 para 12% nas eleições de 2010. No mesmo período, a influência das conversas com parentes, amigos e colegas de trabalho despencou de 30% para 2%. Mas quem reforçou ainda mais a influência sobre o eleitorado foi mesmo a televisão. Em 2008, 34% dos brasileiros disseram que ela decidiu seu voto; no ano passado, essa foi a resposta de 72% deles. Dilma, Serra e Marina Apesar de as eleições terem levado a petista Dilma Rousseff à cadeira de presidente, o desempenho dela na internet foi o mais fraco na comparação com os então concorrentes José Serra (PSDB) e Marina Silva (sem partido, ex-PV). O destaque foi a então candidata do PV, que conseguiu entre os internautas uma intenção de voto de 4 a 8 pontos percentuais acima da média entre os eleitores em geral Na época, os especialistas diziam que a primeira campanha eleitoral com uso amplo da internet no Brasil entraria para a história não só por ter sido a mesma que elegeu a primeira presidente mulher do país, mas por ter ajudado a levar Serra ao segundo turno graças à campanha online de Marina, que surpreendeu os institutos de pesquisa ao receber 20 milhões de votos e se gabaritar para a disputa presidencial de 2014.Campanhas online de Serra e Marina foram mais eficazes que a de Dilma.
Os brasileiros que foram às urnas nas eleições presidenciais do ano passado deram mais atenção à internet do que à família e aos amigos na hora de decidirem em quem votar.
Essa é a primeira vez que isso acontece de acordo com pesquisa divulgada nesta
segunda-feira (25) pelo Ibope.
No Twitter, Serra foi líder absoluto, seguido por Marina, que faltando uma semana para
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