Brasileiros confiam mais na Internet do que nos familiares

Campanhas online de Serra e Marina foram mais eficazes que a de Dilma.

Os brasileiros que foram às urnas nas eleições presidenciais do ano passado deram mais atenção à internet do que à família e aos amigos na hora de decidirem em quem votar.

Essa é a primeira vez que isso acontece de acordo com pesquisa divulgada nesta

segunda-feira (25) pelo Ibope.

O estudo diz que a fatia de eleitores que citaram a web como fonte de informação mais importante na decisão do voto saltou de 2% na campanha municipal de 2008 para 12%

nas eleições de 2010. No mesmo período, a influência das conversas com parentes,

amigos e colegas de trabalho despencou de 30% para 2%.

Mas quem reforçou ainda mais a influência sobre o eleitorado foi mesmo a televisão.

Em 2008, 34% dos brasileiros disseram que ela decidiu seu voto; no ano passado, essa

foi a resposta de 72% deles.

Dilma, Serra e Marina

Apesar de as eleições terem levado a petista Dilma Rousseff à cadeira de presidente, o desempenho dela na internet foi o mais fraco na comparação com os então concorrentes

José Serra (PSDB) e Marina Silva (sem partido, ex-PV).

O destaque foi a então candidata do PV, que conseguiu entre os internautas uma intenção

de voto de 4 a 8 pontos percentuais acima da média entre os eleitores em geral


No Twitter, Serra foi líder absoluto, seguido por Marina, que faltando uma semana para
o 1º turno, ultrapassou Dilma em número de seguidores. Em 30 de outubro, Serra era acompanhado por 547.551 pessoas, contra 333.267 de Marina e 287.293 de Dilma.

Na época, os especialistas diziam que a primeira campanha eleitoral com uso amplo da

internet no Brasil entraria para a história não só por ter sido a mesma que elegeu a

primeira presidente mulher do país, mas por ter ajudado a levar Serra ao segundo turno

graças à campanha online de Marina, que surpreendeu os institutos de pesquisa ao

receber 20 milhões de votos e se gabaritar para a disputa presidencial de 2014.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Bem Vindo ao meu Blog © 2012 | Designed by LogosDatabase.com, in collaboration with Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes