Secreterio de Educação em SC pede retorno dos alunos

Governo pede retorno de alunos

Volta às aulas. Secretário diz que regionais estão autorizadas a contratar professores ACTs


Emanuelle Gomes
@Emanuelle_ND
FLORIANÓPOLIS
Fernando Mendes/ND
Portão fechado. Pais e alunos já estão retornando às escolas, na Capital

O secretário estadual de Educação, Marco Tebaldi, continua pedindo para que os pais de alunos encaminhem seus filhos à escola, mesmo sem a certeza de que os educadores estão deixando a greve. Segundo ele, os diretores dos colégios estão orientados para recolherem os estudantes e incluí-los em alguma atividade caso o professor ainda não tenha retornado à sala de aula.
“Alguns terão que voltar para casa, mas precisamos forçar e mandá-los ir. No Estado, a greve está baixando e as gerencias regionais de Educação já estão autorizadas a contratar os ACTs (Admitidos em Caráter Temporário). Começaremos a pensar em alternativas para cidades com alta adesão a partir de quinta-feira”, destaca Tebaldi.
Segundo ele, o governo não tem como aumentar ainda mais o salário dos professores. A última proposta, encaminhada para votação na Assembleia Legislativa por meio de projeto de lei complementar, aumenta em R$ 38 milhões por mês a folha de pagamento da categoria.
“É por isso que propomos agora que os professores encaminhem um plano de reposição de aulas até sexta-feira. Dessa forma, garantimos o ano letivo e vamos fazer o pagamento dos dias não trabalhados. O governo assumiu esse compromisso e está cumprindo”, complementa Tebaldi. O secretário afirma que os professores tem que reconhecer a boa vontade do governo.

Quem retornar terá pagamento garantido
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, decidiu que os professores que apresentarem o plano de recuperação de aulas, aprovado pelos diretores e gerências de Educação até sexta-feira, vão receber os 23 dias não trabalhados em folha suplementar. “É mais um gesto de boa vontade, respeito e cumprimento de nossa palavra”, diz o secretário Marco Tebaldi, que também assinou Portaria para normatizar a contratação de professores Admitidos em Caráter Temporário (ACTs) para substituir os grevistas.
Os dias haviam sido descontados na folha do mês passado. Os professores também vão receber os dias parados deste mês no próximo pagamento da folha. Os professores que permanecem em greve não receberão e terão os 30 dias de desconto este mês. A decisão, aprovada pelo governador Raimundo Colombo, se baseia no fato de que 80% dos professores já retornaram.


Contrato renovado até volta do titular
A Secretaria de Educação liberou o sistema para o cadastro das vagas às regionais. A contratação de novos ACTs se dará por contrato de 15 dias, automaticamente renovado até a volta dos professores concursados.
Segundo o secretário Marco Tebaldi, “quando um professor voltar, o ACT auxiliará na recuperação do aluno e vai trabalhar no reforço das matérias”. Os ACTs que têm contrato até o dia 30 de julho e não retornarem as salas de aula serão automaticamente substituídos.
A Secretaria de Educação estipula que aproximadamente 20% dos professores permanecem em greve, principalmente na Grande Florianópolis e no Sul do Estado. O governo já definiu a reposição de aulas para cumprimento do calendário escolar, que acontecerá até 30 de dezembro e utilizará 10 dias do recesso escolar, sem aulas aos sábados. Para as escolas que não participaram do movimento grevista, o calendário escolar continua o mesmo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Bem Vindo ao meu Blog © 2012 | Designed by LogosDatabase.com, in collaboration with Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes