Politica, origem e ética


A Política é uma importante área do conhecimento humano, que sempre esteve presente no seu cotidiano. E posteriormente a ciência política. A política sempre foi uma grande preocupação do homem há vários séculos, tendo sido iniciada com os gregos Aristóteles e Platão entre outros. De todos os ramos da filosofia, A racionalidade surge nos ideais dos clássicos do pensamento político que teve sua passagem e inspiração na época medieval com São Tomás de Aquino (1225-1274); já a época moderna teve como sua maior expressão o italiano (de Florença), Nicolau Maquiavel (1469-1527). As crises religiosas do século XVI colaboraram para impor os poderes monárquicos absolutistas como razão de paz. Maquiavel, Jean Bodin, J.Bussuet, Thomas Hobbes e outros desenvolveram diferentes teorias que justificam o absolutismo. Na idade média, predomina a ética crista baseada no amor ao próximo, com noções gregas de que a felicidade é um objetivo do homem e a pratica do bem constitui um meio de atingi-la.

Os filósofos cristãos entendem que Deus é o princípio da felicidade e da virtude. Entre a idade média e modernidade, Maquiavel apresenta-se como o “Colombo do novo mundo moral” e provoca uma revolução na ética. Nega as concepções gregas e cristãs de virtude e busca seu modelo moral na virilidade dos antigos romanos. Nos séculos XVIII e XIX, os principais filósofos que discutem a ética: - O francês Rousseau (1712-1778) diz que "O homem é bom por natureza e seu espírito pode sofrer um aprimoramento quase ilimitado. (“O homem nasce bom; a sociedade o corrompe”) - O alemão Emmanuel Kant (1724-1804) diz que A ética é a obrigação de agir segundo regras universais com as quais todos os homens concordam. O reconhecimento dos outros homens é o principal motivador da conduta individual. - O alemão Friederich Hegel (1770-1831) Transforma a ética em filosofia do direito e a divide em duas: subjetiva ou pessoal (consciência de dever) e ética objetiva ou social (costumes, leis e normas de uma sociedade). O estado tem o papel de reunir esses dois aspectos numa “totalidade ética”. Na filosofia contemporânea, os principais liberais influenciam o conceito de ética, que ganha contornos de moral utilitária. Todos devem buscar a felicidade e, para isso, fazer as melhores escolhas entre as alternativas existentes. A ciência política é uma área recente onde foram produzidas muitas obras clássicas do conhecimento humano a serem consideradas como ciência.
A partir da segunda metade do século XIX, a revolução industrial já concebia uma urbanização cheia de problemas, onde o homem avançava no sentido tecnológico, mas não seguia o mesmo ritmo nos avanços sociais (principalmente nos direitos naturais). Sobre o papel do estado e a política vigente, havia uma ausência de respeito aos empregados e operários nas fábricas da nova iniciativa privada. E uma ausência por parte do estado de legislação adequada, e a falta de serviços públicos básico (políticas públicas).

Aula de Ciências Políticas com o Prf Jeronimo Alves

0 comentários:

Postar um comentário

 
Bem Vindo ao meu Blog © 2012 | Designed by LogosDatabase.com, in collaboration with Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes