Cães Medicos, um programa animal


"Cães-Médicos" é um projeto criado a 7 anos e consiste em fazer Visitas - com três cães, sendo dois Labradores Retrevier e uma Maltez - a asilo, orfanatos, hospitais, escolas e unidades de tratamento terapêuticos.

Preocupado com a dor de vários pacientes que sofrem com doenças terminais e que por conta disso, são obrigados a tomarem fortes doses de drogas para amenizar a dor, um grupo de voluntários amigos resolvem arregaçar as mangas para levar um pouco de alegria a esses pacientes.

Em suas "maletas medicas" eles levam "overdoses de Alegria, sorriso, e muito humor" a estes pequeninos. Porem o que se nota é que estes medicamentos têm efeitos "colaterais".

- A pessoa que medica a dosagem, recebe uma carga contagiosa de valorização da vida, se sente bem e passa a ter a conciência do dever cumprido - disse o criador do projeto Jeronimo Alves.

O grupo de "Terapia da alegria" trabalha também com bonecos mambembes e marionetes alem de muita musica no teclado.

É assim que o programa "Cães Voluntários"funciona. A simples presença de um animal, estimula processos mnemônicos (formulação de frases/ palavras ou relações com as letras do dado a ser memorizado) e cognitivos (a realização das funções estruturais da representação), ajuda o idoso a relembrar fatos da juventude, motiva pacientes a enfrentar tratamentos desconfortáveis e dolorosos com menos resistência, favorecem a recuperação física e estimulam a criatividade e a predisposição ao aprendizado de crianças com atrasos no desenvolvimento físico ou mental - disse a voluntária Rosângela Alves.

São inúmeras entidades assistidas no Brasil — o Instituto de Tratamento do Câncer Infantil, Unidade Hemo pediátrica da Unifesp, Hospital Santa Casa de São Paulo, Hospital Infantil do Rio de Janeiro, quatro enfermarias de adultos do Hospital Nossa Senhora de Lourdes, alem do Lar de Idosos "São Joaquim", a Creche "Almirante de Luca", o Força Jovem (que trabalha com ex-drogados) e o MEA - Movimento Mulheres Em Ação todos em Florianópolis SC.

Jeronimo é proprietário de dois labradores Retriever (inglês), um bege de 11 anos e outro preto de 2, e também da Maltez de 5 anos. Eles foram adestrados no Círculo Militar no Rio de Janeiro.

- São animais mansos e especiais. O Labrador por ser um cão de companhia, não estranha as pessoas e dificilmente late. Muito pelo contrario; ele ama as pessoas, agua e comida - disse Daniel Alves.

Os cães, alem de serem "cães-modelo" do Studio A3, posaram para algumas revistas, Jornais, radio e TV, ainda atendem a esses serviços voluntários.

Tel: 9629-5191 falar com Vera///

0 comentários:

Postar um comentário

 
Bem Vindo ao meu Blog © 2012 | Designed by LogosDatabase.com, in collaboration with Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes