Focos da dengue crescem 127% em Florianópolis


Em menos de cinco meses foram identificados 91 locais, contra 40 em 2011.




Fernando Mendes/ND

Só em Florianópolis, nove pessoas já foram diagnosticadas com dengue em 2012

O número de focos da den­gue na Capital cresceu 127% em menos de cinco meses deste ano, em comparação ao ano inteiro de 2011: são 91 contra 40 do ano passado. O mês de abril foi o mais crítico com 67 focos detectados.
Em Santa Catarina, os números também são alarmantes e ultrapassam os relatados de 2011, com 793 focos notificados à Secretaria de Saúde do Estado. Apenas o município de Chapecó, no Oeste, ganhou da Capital em número de focos nesse perí­odo, acumulando 336 pontos com proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Até ontem, 60 casos de dengue tinham sido confirmados no Estado, todos importados de ou­tros locais do país. Outros 275 ainda aguardavam confirmação. Apesar dos números, a Capital ain­da é a única que não teve caso autóctone – doença contraída no território. Entretanto, nove pessoas foram diagnosticadas com a dengue em Florianó­polis em 2012.
Com esses dados, a Vigilância Epidemiológi­ca da Capital entrou em alerta e, inclusive, enca­minhou nota técnica aos postos de saúde e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Com maior número de focos do mosquito e a presença de doentes na cidade, maior é o risco da dengue se espalhar e chegar à Capital. “Estamos alertando a população para ter mais cuidados com a prolife­ração do mosquito, mas não há indícios de uma epidemia em Florianópolis”, garantiu o secretário municipal de Saúde, Clécio Espezim.
A gerente de vigilância de zoonoses e entomo­logia da Secretaria de Estado de Saúde, Suzana Zeccer, explicou que o aumento de focos do mos­quito em Santa Catarina é influência do que acon­tece no resto do país. “O mosquito está chegando em maior quantidade ao Estado e se espalhando mais”, afirmou. Mas de acordo com ela, a ação das equipes de vigilância está conseguindo identificar as larvas do mosquito antecipadamente, evitando, assim, a proliferação.
Emanuelle Gomes
@Emanuelle_ND
FLORIANÓPOLIS

0 comentários:

Postar um comentário

 
Bem Vindo ao meu Blog © 2012 | Designed by LogosDatabase.com, in collaboration with Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes