Helicóptero cai no mar durante salvamento em Copacabana


RIO — A queda de um helicóptero do Corpo de Bombeiros no mar de Copacabana, na altura do Posto Três, deixou cinco pessoas feridas e assustou banhistas na tarde deste sábado. O acidente aconteceu às 16h15m, quando a orla estava cheia. De acordo com testemunhas, a aeronave tentava fazer o resgate de uma pessoa que estava se afogando. O helicóptero, que voava baixo, perdeu estabilidade, caiu na água e afundou. Ainda não se sabe o que teria causado a queda.
Um bombeiro que participou do resgate, e que não quis se identificar, disse acreditar que o helicóptero caiu devido a uma pane no motor:Os quatro bombeiros que estavam na aeronave, entre eles o piloto, e o banhista que se afogava foram resgatados e levados para o Hospital Miguel Couto, com escoriações leves. Um deles teve um corte no joelho. A equipe era do 3º Grupamento de Busca e Salvamento. O resgate das vítimas foi feito com a ajuda de lanchas e motos aquáticas, além de um helicóptero da Polícia Civil. O Corpo de Bombeiros ainda apura as causas do acidente.
— Ele perdeu estabilidade e, ao pousar na água, rodou.
O subcomandante geral dos Bombeiros, coronel Ronaldo de Alcântara, disse que houve uma pane técnica. Segundo ele, o piloto do helicóptero, tenente-coronel Delosso, contou que uma luz no painel acendeu, indicando perda de rotação e, consequentemente, de altitude. Nesse momento, ele desceu na água, tentando causar o mínimo de impacto possível. O subcomandante descartou a hipótese de uma onda ter atingido a aeronave:
— A distância mínima da aeronave em relação ao mar é de dez metros. Seria impossível uma onda atingi-la.
Mas a turista mineira Andrezza Eufrásio, de Belo Horizonte, que estava na praia, acredita que uma onda tenha derrubado o helicóptero.
— Vi a mesma aeronave resgatar pelo menos três banhistas antes de cair. A impressão que eu tive é que ela foi atingida por uma onda.
Com a destruição do helicóptero, o Corpo de Bombeiros ficará com apenas duas aeronaves de salvamento.

Fonte: O Globo

0 comentários:

Postar um comentário

 
Bem Vindo ao meu Blog © 2012 | Designed by LogosDatabase.com, in collaboration with Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes