Exames da USP diz que não há riscos contaminação nas aguas de Florianopolis



Com o resultado, o governo salientou que não há risco no consumo de ostras, mariscos, berbigões, peixes e crustáceos.

Divulgação
area-afetada-mancha-baia-sul
Os moluscos foram coletados da área que estava embargada

Os moluscos da Baía Sul de Florianópolis não foram contaminados com a substância Bifenilas Policloradas, chamadas também de PCB (substância tóxica conhecida como Ascarel), após o vazamento de óleo na região da Tapera. Isso é o que aponta o resultado da coleta feita pelo Instituto Oceanográfico do Laboratório de Química Orgânica Marinha da Universidade de São Paulo (USP) divulgado na manhã desta terça-feira.
Com o resultado dos exames, a Secretaria da Agricultura e da Pesca e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) afirmaram, através de uma nota oficial, que não há restrições ao consumo ostras, mariscos, berbigões, peixes e crustáceos na área da Tapera até a Freguesia do Ribeirão da Ilha em Florianópolis. A área foi afetada com o vazamento de óleo de uma estação da Celesc.
Como foi a pesquisa
Nas nove amostras, cada uma com um quilo, coletadas por técnicos da Cidasc entre os dias 14 a 17 de janeiro não foram detectados a presença de PCBs.
Segundo o relatório da USP, elaborado pela doutora Satie Taniguchi, a “hidrodinâmica local pode ter favorecido a dispersão dos PCBs provenientes do vazamento. Além disso, os animais marinhos podem não ter sido atingidos por essa dispersão, uma vez que não apresentam nenhum indício de acumulação desses compostos”.  
O relatório aponta que os moluscos analisados são utilizados mundialmente para medir contaminação de água, uma vez que eles são animais filtradores.
Governo fará reunião
O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, salientou a importância da agilidade nos resultados dos exames que verificam a presença de PCB nos moluscos para que os maricultores da área interditada possam voltar a produzir. 
Rodrigues determinou que nesta quarta-feira (30) seja realizada uma reunião extraordinária do Comitê Estadual de Controle Higiênico-Sanitário de Moluscos Bivalves para analisar o resultado dos exames e o monitoramento constante de toda região.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Bem Vindo ao meu Blog © 2012 | Designed by LogosDatabase.com, in collaboration with Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes