Mãe e quatro filhotes de jacarés viram atração em bairro nobreSanta Mônica em Florianópolis


Segundo especialistas, é comum a ocorrência de jacarés de papo amarelo nessa região.


Carlos Eduardo Magalhães/Divulgação/ND
-jacare-florianopolis-familia
Mãe (E) fica sempre atenta com os filhotes no córrego

Uma família de jacarés virou atra­ção no bairro Santa Mônica, em Floria­nópolis. Nos finais de tarde, os vizinhos da rua João Carlos de Souza se reúnem na ponte, em cima de um córrego que corta a região, para ver quatro filhotes e a fêmea tomarem sol.
A rotina da família de jacarés foi des­coberta pelo morador Carlos Eduardo Magalhães, na semana passada, e desde então ele e amigos não deixam passar um dia sem observar de longe a evolu­ção dos animais. “É muito legal de ver. No final de tarde eles aparecem. Nós não nos aproximamos, ficamos olhando de longe. Acho que durante o dia eles ficam escondidos embaixo da ponte e aproveitam para tomar sol nesse horá­rio. Virou a diversão da rua”, disse.
Magalhães mora bem próximo do cór­rego e, de acordo com ele, um jacaré adul­to aparecia no local desde o ano passado. É a primeira vez que ele vê filhotes.
“Além de jacarés já vi tartarugas, peixes e lagartos no córrego. Ligamos uma vez para a Polícia Ambiental, por causa dos lagartos, e os policiais dis­seram para não mexermos com eles. Estamos seguindo a mesma orientação para a família de jacarés”, explicou.
A bióloga Beloni Martener afirmou que é comum a ocorrência de jacarés de papo amarelo nessa região, e que eles se reproduzem nos canais do mangue. “Eles fazem um ninho volumoso na ve­getação, em área seca próxima da água”, completou.
Segundo ela, eles preferem o sol de final de tarde para manter o con­forto térmico do corpo, já que os répteis são animais de “sangue frio”.
Características
O jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) é típico da América do Sul. Habita as florestas tropicais, preferindo áreas de baixada, em lagoas, lagos e rios. É um animal carnívoro que vive cerca de 50 anos.
Mede em média entre 1,5 m e 2,5 m, mas exemplares com mais de 3,9 m já foram capturados. Tem uma mordida forte, podendo partir o casco de uma tartaruga com extrema facilidade.
Alimentam-se de crustáceos e pequenos mamíferos.
O acasalamento ocorre na terra ou em charcos com muita água. A fêmea coloca em média 25 ovos num ninho construído entre a vegetação, próximo à água, e os cobre com folhas secas e areia. Após a postura, a fêmea torna-se mais agressiva e nunca se afasta dos ovos.
Quando nascem, após cerca de 75 dias, os filhotes se dirigem rapidamente para a água, fugindo de predadores como gaviões e outras aves.
Orientações
Para observar a família de jacarés
Não estressar o animal, não molestar ou jogar objetos para chamar a atenção
Não dar alimentação
Manter distância, já que jacarés com filhotes podem ser agressivos
Manter atitude de proteção, com observação discreta.
Emanuelle Gomes
@Emanuelle_ND
FLORIANÓPOLIS

0 comentários:

Postar um comentário

 
Bem Vindo ao meu Blog © 2012 | Designed by LogosDatabase.com, in collaboration with Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes