Segundo especialistas, é comum a ocorrência de jacarés de papo amarelo nessa região.
Carlos Eduardo Magalhães/Divulgação/ND
Mãe (E) fica sempre atenta com os filhotes no córrego
Uma família de jacarés virou atração no bairro Santa Mônica, em Florianópolis. Nos finais de tarde, os vizinhos da rua João Carlos de Souza se reúnem na ponte, em cima de um córrego que corta a região, para ver quatro filhotes e a fêmea tomarem sol.
A rotina da família de jacarés foi descoberta pelo morador Carlos Eduardo Magalhães, na semana passada, e desde então ele e amigos não deixam passar um dia sem observar de longe a evolução dos animais. “É muito legal de ver. No final de tarde eles aparecem. Nós não nos aproximamos, ficamos olhando de longe. Acho que durante o dia eles ficam escondidos embaixo da ponte e aproveitam para tomar sol nesse horário. Virou a diversão da rua”, disse.
Magalhães mora bem próximo do córrego e, de acordo com ele, um jacaré adulto aparecia no local desde o ano passado. É a primeira vez que ele vê filhotes.
“Além de jacarés já vi tartarugas, peixes e lagartos no córrego. Ligamos uma vez para a Polícia Ambiental, por causa dos lagartos, e os policiais disseram para não mexermos com eles. Estamos seguindo a mesma orientação para a família de jacarés”, explicou.
A bióloga Beloni Martener afirmou que é comum a ocorrência de jacarés de papo amarelo nessa região, e que eles se reproduzem nos canais do mangue. “Eles fazem um ninho volumoso na vegetação, em área seca próxima da água”, completou.
Segundo ela, eles preferem o sol de final de tarde para manter o conforto térmico do corpo, já que os répteis são animais de “sangue frio”.
Características
O jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) é típico da América do Sul. Habita as florestas tropicais, preferindo áreas de baixada, em lagoas, lagos e rios. É um animal carnívoro que vive cerca de 50 anos.
Mede em média entre 1,5 m e 2,5 m, mas exemplares com mais de 3,9 m já foram capturados. Tem uma mordida forte, podendo partir o casco de uma tartaruga com extrema facilidade.
Alimentam-se de crustáceos e pequenos mamíferos.
O acasalamento ocorre na terra ou em charcos com muita água. A fêmea coloca em média 25 ovos num ninho construído entre a vegetação, próximo à água, e os cobre com folhas secas e areia. Após a postura, a fêmea torna-se mais agressiva e nunca se afasta dos ovos.
Quando nascem, após cerca de 75 dias, os filhotes se dirigem rapidamente para a água, fugindo de predadores como gaviões e outras aves.
Orientações
Para observar a família de jacarés
Não estressar o animal, não molestar ou jogar objetos para chamar a atenção
Não dar alimentação
Manter distância, já que jacarés com filhotes podem ser agressivos
Manter atitude de proteção, com observação discreta.
Emanuelle Gomes @Emanuelle_ND FLORIANÓPOLIS |
0 comentários:
Postar um comentário