8 de Março: Dia Internacional da Mulher


ImprimirE-mail
Tatiana Campos
06-Mar-2009
Neste dia especial, mulheres de todo o Estado comemoram conquistas e avaliam desafios na luta pela igualdade

Jornadas múltiplas de trabalho, salários inferiores, violências, preconceito. No outro prato da balança, conquistas, avanços no mercado de trabalho, ampliação dos espaços representativos, direitos e garantias constitucionais. As mulheres ganharam um dia internacional para comemorar os reconhecimentos e lutar por melhorias. A caminhada é longa e elas continuam buscando algo bem simples: igualdade e respeito.

O movimento de mulheres e as mulheres têm muitas conquistas dentro das questões sociais, do mercado de trabalho, da ampliação dos espaços. O Acre é um exemplo disso. Foi o primeiro Estado a eleger uma senadora negra - Laélia Alcântara - e também o primeiro a ser governado por uma mulher, a Yolanda Lima. A Senadora Marina Silva é internacionalmente reconhecida pela sua história de luta e pelo trabalho em defesa da Amazônia, tendo ocupado inclusive o Ministério do Meio Ambiente. Hoje a educação de mais de 160 mil alunos em todo o Estado é coordenada por uma mulher, a secretária estadual Maria Côrrea. As questões ambientais de um estado localizado em plena Amazônia e que detém em seu território a Serra do Divisor, tida como região da maior biodiversidade do planeta, também estão sob a batuta de uma mulher, a presidente do Imac (Instituto de Meio Ambiente do Acre), Cleísa Cartaxo. A partir desta semana a segurança pública acreana é regida pela advogada Márcia Regina, que assumiu a pasta anunciando investimentos de R$ 30 milhões na área. Não menos importante que a segurança é a questão social, coordenada no Estado por Laura Okamura. No Acre, as mulheres assumiram secretarias estratégicas no Governo Binho Marques.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Bem Vindo ao meu Blog © 2012 | Designed by LogosDatabase.com, in collaboration with Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes