Equipe de abordagem ajuda a identificar moradores de rua.

De Rosangela Alves
Foto: D Felix

As pessoas que vivem em situação de rua, geralmente, são encontradas em bancos de praças, dormindo nas calçadas ou vagando pelas ruas.
Na maioria das vezes, nem são percebidas pelas outras pessoas que passam diariamente por elas. Mas os educadores sociais do Força Jovem SC os conhecem.

Sob a coordenação do bispo Jeronimo Alves, um perfil, demarcando os locais onde são encontrados, as características, os possíveis transtornos ou vícios, é mantido pelo FJSC, já que a maioria dos atendidos permanece nas ruas.

- Este levantamento em nossas abordagens nos dão um perfil que facilita identificar o tipo de ajuda que cada um necessita e, assim, realizamos os encaminhamentos para os órgãos competentes, principalmente para o Centro de Ajuda da IURD aqui na capital. Encontramos muitos proficionais que estão nas ruas e muitos doentes. Alem de oferecermos um prato de sopa quente, agasalhos e kit higiene - disse o bispo.

De acordo com o ultimo levantamento, os homens representam 89% das pessoas em situação de rua, e 40% deles, são jovens, entre 18 e 29 anos.

O maior desafio, de acordo com os educadores sociais, é a aceitação, apenas 39% das pessoas na rua querem receber a ajuda que é oferecida. Os que preferem permanecer ali têm como principal causa a dependência química: 67% deles têm algum tipo de vício. Mais da metade apresenta dependência cruzada – quando se trata de mais de uma droga, inclusive álcool.

Das 126 pessoas que integravam a população de rua de Florianópolis, 66 são de Santa Catarina, 58 vieram de outros estados e dois de outros países. Entre os catarinenses, a maioria vem das cidades vizinhas: São José, Palhoça e Biguaçu. As cidades do interior, Lages, Jaraguá do Sul e Tubarão estão entre as com maior incidência de pessoas em situação de rua na capital. Dos outros estados, os que mais têm migrantes na capital são: Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Bem Vindo ao meu Blog © 2012 | Designed by LogosDatabase.com, in collaboration with Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes