Taxis: Falta Vagas nos pontos em Florianópolis

Taxistas reclamam de falta de vagas nos pontos do centro de Florianópolis

Em avenidas como a Hercílio Luz sobram táxis e faltam vagas para um mesmo ponto


Aline Rebequi
@aline_ND
FLORIANÓPOLIS
Rosane Lima/ND
Na avenida Hercílio Luz o ponto tem quatro vagas para seis taxistas

Com poucos pontos e muitos veículos para estacionar, taxistas que circulam pelo centro da cidade estão sendo multados por parar o veículo em fila dupla ou em vagas de zona azul. O problema é que a Prefeitura de Florianópolis ampliou o serviço, mas não providenciou o número de vagas necessárias para todos nos pontos.

Com isso, taxistas como Edson Cardoso, que trabalha na avenida Hercílio Luz, precisa competir com os colegas de trabalho por um espaço no ponto. “Temos quatro vagas e seis taxistas lotado para o local. Quando está tudo cheio ou ficamos rodando pela cidade ou cometemos uma infração de trânsito”, relata.

O mesmo problema vem sendo enfrentado por taxistas que trabalham nas ruas Esteves Junior, Bocaiúva e em frente aos shoppings Beira-mar e Iguatemi. David Bento Pereira e Marcos Alves de Lima sabem bem como é ter um ponto, mas não ter uma vaga para deixar o veículo. “Eu estaciono em área azul. Até agora não fui multado, mas conheço muitos colegas que foram”, diz David.

O presidente do sindicato dos taxistas de Florianópolis, Luiz Gonzaga, confirma a falta de vagas nos pontos e diz que já solicitou à prefeitura uma solução para o caso. “Relatei o problema diversas vezes, mas até agora nada”, informa.

A falta de vagas nos pontos vem atormentando o trabalho dos taxistas desde o dia 25 de fevereiro quando a Prefeitura de Florianópolis ampliou o número de táxis com mais 120 novas concessões e para agosto estão previstas mais 80 totalizando 458 táxis na Capital.

Secretário diz que situação já era esperada

O secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais de Florianópolis, João Batista Nunes, explica que a falta de vagas nos pontos já era esperada e inclusive é proposital. “Até agosto estamos testando se o número de táxis para determinado ponto é suficiente ou se precisa de alguma alteração. Assim, com a chegada das novas 80 concessões vamos reorganizar os pontos com o número de vagas necessário eliminando este problema”, explica.

De acordo com o secretário a intenção da prefeitura é chegar a marca de um táxi para cada 800 habitantes, margem utilizada em grandes capitais como Curitiba. Para isso o número de táxis em Florianópolis precisaria aumentar de 378 – número atual – para 500. “Esta é a demanda ideal para a cidade, principalmente no verão com a chegada dos turistas”, enfatiza João Batista.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Bem Vindo ao meu Blog © 2012 | Designed by LogosDatabase.com, in collaboration with Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes