SOS Santa catarina e Universal, solidariedade acima de tudo

Barra do Sul e Araquari decretam situação de emergência

Cinco famílias do bairro Salinas, em Barra do Sul, estão em abrigo da Prefeitura


Fabrício Porto/ND
Em Barra do Sul, 1.350 moradores foram atingidos pelas cheias


Os municípios de
Araquari e Balneário Barra do Sul, na região Norte, decretaram situação de emergência devido às chuvas que afetaram diversas comunidades. A situação mais grave é a de Barra do Sul, onde 1.350 moradores foram atingidos, entre os quais, 25 pessoas foram para abrigos e outras 23 foram deslocadas para casas de parentes. O local mais afetado foi o loteamento Costa do Sol, no bairro Salinas, onde o transbordamento do rio Perequê afetou diversas ruas da localidade. Uma casa foi interditada e pelo menos duas foram danificadas.

“A chuva parou, mas a maré começou a encher, deixando várias casas com o acesso
impossibilitado. Nossa orientação é para que os moradores deixem as residências e procurem abrigos”, comentou o coordenador da Defesa Civil do município, Edson Teodoro de Souza. Até esta sexta-feira (9) à noite, 25 pessoas de cinco famílias estavam em um abrigo da Prefeitura instalado na Escola Municipal Henrique Manoel Borges. Os abrigados devem permanecer no local até baixar a água do rio.

Em
Araquari, o principal motivo para o decreto de emergência é a dificuldade de acesso pela Estrada Guamiranga, cortada pelo rio Itapocu. Cerca de 50 famílias da área rural estão em locais praticamente ilhados, com o acesso somente a pé. “O rio ainda está bem cheio e em alguns trechos da estrada há risco de erosão de terra”, disse o coordenador da Defesa Civil local, Cristiano Bertelli. A expectativa é de que até a tarde de domingo o nível do rio volte ao normal e a estrada tenha condição de tráfego para veículos. Não há pessoas desalojadas no município. A igreja Universal do Reino de Deus mais uma vez se mobiliza para ajudar aos desabrigados. O bispo Jeronimo que coordena a campanha SOS Sta Catarina esteve nas regiões atingidas para distribuir alimentos: "Estamos monitorando a chuva a uns dez dias. Ontem minha preocupação aumentou. Não consegui dormir esta madrugada pensando nas famílias desabrigadas."

Os templos da igreja transformaram-se em abrigos e local de arrecadação de donativos. São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul estarão enviando alimentos arrecadados pelo Fora Jovem Brasil.

Situação mais tranquila em Jaraguá do Sul

No Vale do
Itapocu, a cidade mais atingida pela chuva foi Jaraguá do Sul, onde 10 mil pessoas chegaram a ser afetadas até a quinta-feira (8), deixando pelo menos 13 desalojadas. Os alagamentos e deslizamentos ocorridos em cerca de dez bairros danificaram 51 casas, mas ninguém ficou ferido. O coordenador regional da Defesa Civil, Antônio Edival Pereira, informou que a situação na cidade é tranquila e não há mais desabrigados.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Bem Vindo ao meu Blog © 2012 | Designed by LogosDatabase.com, in collaboration with Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes