Confirmada a greve de Ônibus na segunda


Por causa da greve, prefeitura de Florianópolis monta força-tarefa para o transporte coletivo

Município definiu rotas e preços de transporte alternativo, já que haverá paralisação por tempo indeterminado



Por causa da greve, prefeitura de Florianópolis monta força-tarefa para o transporte coletivo Caio Marcelo/Agencia RBS
Vice-prefeito João Batista Nunes quer montar com a PM uma estratégia de segurançaFoto: Caio Marcelo / Agencia RBS
A prefeitura da Florianópolis montou a estratégia de transporte para atender a população durante a greve de motoristas e cobradores de ônibus da Grande Florianópolis, com data marcada para a próxima segunda-feira, a partir da 0h.

O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano (Sintraturb) entregou o comunicado formal à Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais, oficializando o aviso de greve com 72h de antecedência, de acordo com a lei.

Com o documento, a Procuradoria Geral do Município acionou o Ministério Público do Trabalho para garantir o cumprimento da frota mínima de serviço, conforme prevê a Constituição Federal. 

Vans já estão cadastradas 
Em paralelo, a prefeitura apresentou um plano de transporte especial para atender a população, operado por ônibus escolares e vans de turismo já cadastrados pelo município. Até preços já foram definidos (veja abaixo).

Prefeitura media
— Temos um plano de ação, mas acreditamos que a greve pode ser descartada. Já solicitamos ao Ministério Público do Trabalho que faça a mediação urgente das negociações entre os sindicatos trabalhista e das empresas — afirmou o vice-prefeito João Batista Nunes.

A greve foi motivada por desacordo de patrões e empregados sobre a jornada e aumento de salário. 

Segurança
O vice-prefeito João Batista Nunes vai se reunir nesta sexta-feira, às 10h, com o comando da Polícia Militar para viabilizar uma estratégia de segurança a ser aplicada durante a greve, garantindo a fiscalização do transporte alternativo e a segurança de todas as partes envolvidas na paralisação. O 4º BPM informou que a inteligência já monitora a situação desde o início da semana.

Setuf diz que não há mais como negociar horário

Em comunicado oficial à imprensa, quinta-feira, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis (Setuf) alegou que a reivindicação dos trabalhadores é economicamente impraticável e trará prejuízos para o transporte coletivo da Capital.

De acordo com o presidente, Waldir Gomes da Silva, seria necessário contratar cerca de 250 funcionários a mais para adequar o sistema em vigor a uma jornada de 6h. Para arcar com os custos, a passagem precisaria passar a custar R$ 3,20.

— A população pode pagar esse preço? Não pode — afirmou o representante das empresas.

Carga de estresse
O diretor de Comunicação do Sintraturb, Antonio Carlos Martins, alega que a carga horária faz com que 20% dos profissionais estejam afastados por esstresse, depressão, e outros problemas de saúde.

— Eles ficam 7h40min à disposição da empresa, pois há uma hora de almoço e a maioria fica no entorno do terminal — explica.

ENTENDA O IMPASSE
O que querem os trabalhadores

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Aumento salarial com base no INPC e mais 5%.
::: Redução da jornada de trabalho de 6h40min para 6h, sem redução salarial.

O que diz o Setuf

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A diminuição da carga horária é inviável, pois exigiria a contratação de mais funcionários, e as empresas não podem arcar com o custo, que teria impacto no preço da passagem.

::: A prefeitura já sinalizou que não vai mais autorizar aumento de tarifa.

Alternativas de transporte em Florianópolis
Ônibus municipais em frota mínima

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Se a lei for cumprida, 70% da frota funcionará nos horários de pico: serão 331 ônibus circulando das 6h30min às 9h e das 16h30min às 20h30min.

::: 30% da frota nos horários de entre pico: 138 ônibus circulando entre 0h e 6h29min, 9h01min e 16h29min, e das 20h30min à 0h.

Fiscalização

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Os fiscais de terminal da prefeitura vão verificar o cumprimento do quadro de horários.

::: Em caso de descumprimento, a prefeitura vai acionar a procuradoria do Ministério Público Federal do Trabalho para tomar as medidas jurídicas cabíveis.

SERVIÇO DE TRANSPORTE ESPECIAL

Funcionamento

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Cinco bolsões de transporte alternativo serão criados na região central de Florianópolis (veja o mapa acima).

::: A frota, de 430 veículos, será composta por ônibus, micro-ônibus e vans já cadastrados pela prefeitura para turismo e transporte escolar.

::: Nos bairros, os passageiros vão embarcar e desembarcar nos pontos de ônibus. Os terminais de integração estarão fechados.

Regiões atendidas
::: Área central, Continente, Norte da Ilha, Leste da Ilha e Sul da Ilha.

Percurso

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Os veículos vão percorrer o mesmo trajeto do transporte coletivo e estão orientados a parar em todos os pontos de ônibus que tenham passageiros.

Preço da passagem

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R$ 4 para a área central da cidade, que vai do Centro ao Norte, até o Floripa Shopping, ao Leste até o Itacorubi e ao Sul até o aeroporto.

::: R$ 5 para as outras regiões.

Horário de circulação

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Das 5h às 20h.

::: Após esse horário, os veículos só vão circular se houver demanda.

Fonte: Secretaria Municipal de Transportes, Mobilidade e Terminais.
Laís Novo

Um comentário:

  1. É nisso que dá não haver concorrência...
    O Setuf não está realmente preocupado, pois a conta deles é simples. Se houver maior custo vamos repassar para os otários dos usuários que pagam a conta e não quebram nem incendeiam os nossos ônibus. Afinal estamos em Floripa-SC...
    Do outro lado, temos um sujeito que quer melhorar a sua qualidade de vida, então ele decide que vai trabalhar menos, mas não quer ganhar menos... Ele também acha que somos otários. E é bem capaz do ministério da preguiça apoiar a causa.
    Chega de irresponsabilidade!!
    Pessoal acorda, vamos trabalhar. Trabalho não mata, o que mata é a preguiça, a falta do que fazer, a burrice. Quer melhorar de vida, vai estudar.

    Cidadão, deixa de ser otário
    NÃO VAMOS PAGAR MAIS ESSA CONTA. CUSTE O QUE CUSTAR.

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