Pescadores ameaçam fechar Rio Itajaí-Açu em protestos


Pescadores ameaçam fechar Rio Itajaí-Açu em protestos

Pescadores ameaçam fechar Rio Itajaí-Açu em protesto Marcos Porto/Agência RBS
Embarcações estão paradas desde a semana passadaFoto: Marcos Porto / Agência RBS
Uma reunião na tarde desta segunda-feira, entre os sindicatos da indústria pesqueira de Itajaí e Florianópolis, vai discutir os próximos passos a serem tomados para garantir a aprovação da norma que permite o uso de redes de até 20 mil metros na pesca de emalhe. 

Os sindicatos pretendem fechar o Rio Itajaí-Açu com embarcações em protesto, caso as novas regras não sejam aprovadas pelo Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Pesca e Aquicultura. A manifestação pode fechar o acesso aos portos da região. 

Desde a semana passada, as embarcações de emalhe ligadas ao Sindicato dos Armadores e da Indústria da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) estão paralisadas. No dia 18 de julho, a Justiça cancelou a decisão que suspendia a limitação para o tamanho das redes. Com isto, o tamanho máximo de rede passou para 2,5 mil metros - o que, para o Sindipi, torna a atividade inviável. 

A estimativa é que mais de três mil pescadores tenham sido afetados pela paralisação da pesca de emalhe.
O SOL DIARIO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Bem Vindo ao meu Blog © 2012 | Designed by LogosDatabase.com, in collaboration with Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes