Vira-lata do tráfico é resgatado por PMs e se torna cão policial na zona oeste do Rio


Ele já integrou o poder paralelo e "formava" com os traficantes de Antares, uma das comunidades mais perigosas da zona oeste do Rio. Mas foi resgatado do submundo do crime e hoje ajuda a combater os criminosos que foram seus aliados no passado: o cão Thyrso, um vira-latas de 8 anos, participa de operações com policiais militares e até já localizou um bandido ferido no meio da mata.
cao
O cachorro tem o nome do seu antigo dono. Suspeito de chefiar as bocas de fumo em Antares, Jaime de Souza Pires, o Thyrso, é o principal alvo das investidas do Batalhão de Santa Cruz (27º BPM) na favela. Nesta terça-feira (10), o cão policial participou de mais uma ação ao lado de PMs e agentes da Polícia Federal, que prenderam um suspeito de tráfico internacional de drogas e armas na comunidade de Santa Cruz (veja abaixo vídeo da operação).
Há cerca de seis anos, o bicho foi encontrado por uma equipe do batalhão à beira da morte perto de uma boca de fumo. Abandonado pelo bandido, foi acolhido pelos policiais. Ganhou uma nova casa. E uma missão.
Segundo o chefe de operações do 27º BPM, major Braga Alves, Thyrso acompanha os policiais nas operações, usando seu faro para encontrar criminosos e drogas, e também ajuda na segurança das equipes que fazem plantão no PPC (Posto de Policiamento Comunitário) de Antares.
— Ele já 'prendeu' um homem baleado. Foi há um ano e meio. Depois de uma troca de tiros, o marginal se escondeu na mata, sangrando. O Thyrso achou e começou a latir para chamar a nossa atenção. Ele acompanha a gente na 'guerra'.
Os policiais preferiram não mudar seu nome, já que outros foram testados mas ele teimava em não atender. Ficou Thyrso mesmo. Mas com uma personalidade bem diferente da do seu xará bandido.
Alimentado e recuperado dos maus-tratos da quadrilha, o cão passou a morar no PPC e ganhou a companhia dos vira-latas Almeida e Mel, uma fêmea. Os três viraram cães de guarda e de patrulha do 27º BPM. Major Braga explica que nenhum foi adestrado por policiais do Canil da PM. Mas nem precisava. Mesmo sem treinamento especializado, demonstram experiência, sangue frio e destreza nas missões.
— Eles vão no instinto. Estão sempre prontos para dar o alarme sobre qualquer perigo no entorno do PPC de Antares e nas incursões.
Alguns policiais, que enchem os cães de carinho, dizem que Thyrso também costuma afugentar cachorros que pertencem à quadrilha ou que simplesmente vagam pelas bocas de fumo.
Um sargento que ajudar a cuidar dos "colegas" de quatro patas diz que os ex-amigos de Thyrso não pisam em seu território ao redor do PPC.

— Como ele passou para o nosso lado, para o bem, não gostam dele. Você sabe, cachorro de bandido também é bandido, por isso acham que ele é um traidor. Mas o Thyrso bota pra correr.
Fonte R7

0 comentários:

Postar um comentário

 
Bem Vindo ao meu Blog © 2012 | Designed by LogosDatabase.com, in collaboration with Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes